Acerca da negociação em curso para um governo de coligação PASOK-ND

por KKE

A salvaguarda da 6ª prestação é o pretexto para justificar a formação de uma coligação aberta do PASOK-ND e outros partidos do sistema. Esta é a exigência da plutocracia grega e da UE. Seu objectivo não é salvar o povo mas subjugá-lo e levá-lo a um massacre ainda maior com o acordo de empréstimo e o memorando da bancarrota. Em qualquer caso o povo pode ver com o seus próprios olhos as intervenções nuas e descaradas dos líderes da UE e de outros mecanismos do capital, em harmonia com os partidos do "caminho único da UE", algo que o KKE desde há longo tempo denunciou.

Em oposição a esta aliança extremamente hostil dos partidos burgueses o povo deve afirmar neste exacto momento a sua própria aliança popular e contra-atacar para erguer obstáculos e arruinar seus planos reaccionários. Esta aliança governamental aberta mostra as suas dificuldades e temores em relação ao povo, sua emancipação e organização.

O povo deve confiar no KKE e ver claramente onde estão seus interesses e perspectivas, de modo a que possa rejeitar a chantagem e as ameaças da classe burguesa grega e seus partidos, os quais estão a tentar transformar os seus próprios becos sem saída em dilemas intimidatórios para o povo.

A crise capitalista na Grécia e na Eurozona está a aprofundar-se, a competição dentro e fora da UE está a aguçar-se e, por esta razão, seus partidos e mecanismos estão a escalar a sua guerra contra os povos. O povo não deveria ter medo da UE, dos monopólios, a contrário, deve utilizar a sua crise, as suas contradições, para combate-los. O KKE apela aos estratos populares pobres que até agora votaram no ND e no PASOK a aliar-se consigo. Não devemos desperdiçar tempo algum.

Não expectativa, não tolerância, vigilância popular.

Exactamente agora os trabalhadores assalariados, os auto-empregados, os agricultores pobres, a juventude devem levantar as suas cabeças decisivamente nos lugares de trabalho e sectores, nos bairros populares, proclamando sua determinação de por um fim aos sacrifícios para os lucros do capital, a protecção da UE e do Euro.

O Gabinete de Imprensa do CC do KKE

06/Novembro/2011

O original encontra-se em http://inter.kke.gr/News/news2011/2011-11-7-coallition-government/

Esta declaração encontra-se em http://resistir.info/ .
08/Nov/11