Repensar a política do clima!

Carta aberta ao Presidente da UE, primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt

. Caro Sr. Primeiro-ministro:

Agora que a temperatura da Terra já não ascende desde há mais de uma década e que o mundo está a tentar recuperar de uma crise financeira, é necessário repensar radicalmente a política do clima. Ela ameaça prejudicar e destruir a base para a nossa prosperidade e a nossa capacidade futura para proteger o ambiente.

Dentro em breve, líderes mundiais reunir-se-ão em Copenhagem para tentar acordar acerca de medidas a serem tomadas para reduzir e finalmente eliminar as emissões de dióxido de carbono, as quais inevitavelmente ocorrem em qualquer combustão de combustíveis fósseis tais como petróleo, gás e carvão. Uma vez que 80% da oferta global de energia é baseada nestes combustíveis, isto significa um enorme ajustamento da nossa sociedade. Fontes eficientes e confiáveis de energia tornaram possível a moderna estrutura social e continuarão a ser cruciais para a sustentabilidade, o ambiente e o bem-estar humano.

Ainda não há base científica para ligar a contribuição do dióxido de carbono a um impacto decisivo sobre o clima. Novas investigações, baseadas sobre observações reais ao invés de modelos, mais uma vez enfraquecem os fundamentos das hipóteses anteriores nesta direcção [1] . Mas as medidas políticas já em vigor provocaram pobreza, fome e degradação ambiental. Um exemplo são os esforços mal concebidos para a promoção de biocombustíveis, provocando aumentos dos preços alimentares e desflorestação [2] . É claro que outras medidas propostas agravarão estes danos. Uma transição forçada para fontes de energia ineficazes e fiscalmente subsidiadas envolve um enorme desperdício de recursos.

Para justificar acções tão drásticas, devemos estar seguros de que são absolutamente necessários e, acima de tudo, que elas têm o efeito desejado. Mas tal conhecimento ainda está a faltar. A única coisa que sabemos é que o clima está constantemente a experimentar alterações e que não sabemos nada acerca do futuro. À ilusão de que poderíamos controlar e administrar o clima certamente falta base científica.

Acreditamos que os nossos recursos deveriam ser utilizados para construir e desenvolver a nossa sociedade e a nossa infraestrutura de modo a que elas se tornem resistentes a todas as inevitáveis alterações climáticas. Os recursos também são necessários para dar às pessoas em países pobres a oportunidade para uma vida melhor e proteger eco-sistemas vulneráveis tais como oceanos e florestas.

Apelamos a si, agora como Presidente da UE, para que ouse desafiar a visão estabelecida entre políticos e abra um caminho rumo a uma nova política climática. A acção política deveria ser baseada sobre o que sabemos ao invés de sê-lo sobre o que não sabemos.

Referências

1. Ver a página de referência em New Climate Science .

2. Ver a página de referência em Biofuels .

Assinaturas originais:

Göran Ahlgren docent organic chemistry, Stockholm Initiative
Lars Bern ex. CEO Incentive, ÅF and IVL, member Royal Swedish Academy of Engineering Sciences
P-O Eriksson ex. CEO Sandvik, member Royal Swedish Academy of Engineering Sciences
Jonny Fagerström Colonel Swedish Armed Forces
Lars Jonsson artist, ornithologist, author
Sten Kaijser professor mathematics, Uppsala University
Wibjörn Karlén professor physical geography, Stockholms University, member Swedish Royal Academy of Sciences
Ingemar Nordin professor theory of science, Linköping University
Åke Ortmark journalist, author
C-G Ribbing professor solid state physics, Uppsala University
Peter Stilbs professor physical chemistry, Royal Institute of Technology
Maggie Thauersköld Crusell economist, writer, blogger ( The Climate Scam )
Gösta Walin professor oceanography, Gothenburg University
Per Welander master of engineering, entrepreneur, blogger (Moderna Myter)
Lista actual de assinantes: www.stockholminitiative.com/eng/petition/signers
Registo de adesões: www.stockholminitiative.com/eng/petition/sign-up/

STOCKHOLM INITIATIVE
KUNGSGATAN 82
112 27 STOCKHOLM, SWEDEN
TEL.: +46-8-7555335
info@stockholminitiative.com
www.stockholminitiative.com


Esta petição encontra-se em http://resistir.info/ .

04/Dez/09