DOCUMENTO CLASSIFICADO

As instruções de George Bush para censurar o Congresso.

Em ruptura com a tradição institucional americana, o poder executivo impôs uma forma de censura concertada da imprensa. Condoleezza Rice, conselheira de segurança nacional, convocou os principais proprietários dos media a fim de recordar-lhes as suas "responsabilidades".

Agora foi dado um novo passo na escalada da censura: invocando motivos de segurança nacional, o Presidente Bush deu instruções aos principais membros do seu governo para cessar de transmitir aos próprios parlamentares norte-americanos (senadores e deputados) informações indispensáveis ao exercício dos seus mandatos.

Reproduz-se aqui uma nota interna estritamente confidencial do governo americano:


The White House
Washington
5 de Outubro de 2001

Mémorando para:
  • O Secretário de Estado
  • O Secretrário do Tesouro
  • O Secretário da Defesa
  • O Procurador Geral
  • O Director da CIA
  • O Director do FBI

  • Assunto: Informações ao Congresso

No desenvolvimento da nossa campanha de resposta aos ataques terroristas de 11 de Setembro contra os Estados Unidos, e para nos protegermos de novos actos de terrorismo, tenciono continuar a trabalhar em estreita colaboração com o Congresso. Prosseguindo uma prática constante do executivo, meu governo informará as instâncias dirigentes do Congresso do desenrolar das nossas operações mais significativas, bem como de todos os factos importantes em matéria militar, de informação ou de polícia. Ao mesmo tempo, temos obrigação de proteger a segurança das operações militares, as fontes e os métodos de informação, e o desenvolvimento dos inquéritos policiais sensíveis. Em consequência, os vossos departamentos deverão adoptar os seguintes procedimentos quando fornecerem exposições ao Congresso relativas às informações que possuimos ou às acções que encaramos:

        (i) Somente o senhor ou responsáveis expressamente designados pelo senhor poderão falar com Membros do Congresso de informações classificadas ou de inquéritos policiais delicados.

        (ii) Os únicos Membros do Congresso a quem o senhor, ou os agentes responsáveis que o senhor expressamente terá designado, poderá falar de informações classificadas ou de inquéritos policiais delicados são o Porta-voz da Casa, o Lider da Minoria da Casa, os Líderes da Maioria e da Minoria do Senado, e os Presidentes e Membros Permanentes dos Comités de Inteligência da Casa e do Senado.

Esta abordagem servirá melhos nossos objectivos comuns de proteger as vidas dos Americanos, preservar um nível de confidencialidade adequado para garantir o exito das nossas operações militares, de informação e de polícia, e manter a liderança do Congresso adequadamente informada acerca de desenvolvimentos importantes. Esta manhã informei a liderança da Casa e do Senado desta política que permanerá em vigor até que o senhor receba nova instrução da minha parte.

Georges Bush

Bush instructions


fonte: http://www.reseauvoltaire.net/actu/instructions-bush.htm