Turquia: As acções devem continuar

O memorando preparado pelo governo a fim de arrastar nosso país à guerra, que serviria obviamente os interesses dos EUA, não foi aceite. Este incidente foi o resultado da reacção das grandes massas do povo contra uma possível guerra. Uma parte dos deputados do CHP e do AKP não podia ousar assinar este documento, que fere o nosso auto-respeito. Como o MGK (Comissão de Segurança Nacional) queria deixar tal responsabilidade unicamente ao governo o CHP estava ansioso por "limpar-se", muitos deputados do AKP, ao perceberam que o seu partido tomaria toda a responsabilidade, votaram pelo "não" ao memorando.

Agora o governo, as administrações do AKP e do CHP, o TUSIAD (a maior associação da burguesia turca) e Sezer (o presidente da República) e o exército, procurarão esquivar-se. Isto é o problema deles. A incompetência dos meios pró-americanos no 1º de Março deve ser considerada como uma nova oportunidade na luta do nosso povo trabalhador para a libertação da exploração imperialista e das classes parasitas.

  • As acções contra a guerra devem ser extensamente continuadas até que seja feita uma declaração clara do governo e do MGK afirmando que a Turquia não contribuirá, em circunstância alguma, para a guerra ao Iraque. Estas acções devem assegurar que a administração AKP não pode empreender a segunda tentativa de aprovar o memorando.

  • Incirlik e as outras bases devem ser imediatamente fechadas. Todas as forças apoiando a paz devem ser mobilizadas para esta causa. Deve também ser posto na agenda banir do país todas as armas, materiais e pessoal militar que pertença aos EUA ou outros países membros da NATO.

  • Abandonar a NATO, que está a ameaçar seriamente a segurança dos povos da Turquia, é também um assunto inadiável. Esta suja organização serve os interesses dos EUA e de outros Estados imperialistas. "Não à NATO!" deve ser acrescentado além de "Não à guerra!".

  • Aqueles que não pareciam ouvir quando o PC da Turquia mostrava sua determinação, antes das eleições, de não pagar as dívidas externas, viram agora como estas dívidas significam uma "hipoteca" para a economia, a política e o futuro do nosso país. Agora é o momento de lutar pelo cancelamento de todas as dívidas externas.

    Todo o conjunto do PC da Turquia, seus membros e seus amigos, bem como os demais meios populares que são contra a guerra, que esteja a postos quanto ao que acima se refere.

    Abaixo a guerra imperialista!
    Viva a Paz e o Socialismo!

    Partido Comunista da Turquia

    Este documento encontra-se em http://resistir.info .

  • 05/Mar/03