Nada de novo na frente ocidental

Faina Savenkova [*]

Faina Savenkova.

No ano passado, quando começou a confrontação com o sítio web Mirotvorets [NR], tive esperança de que a UNICEF, Europa e a ONU não permitiriam que isto acontecesse ao povo. Mas agora... percebo que não há mais media europeia e americana. Não há liberdade nessas partes do mundo. Infelizmente, agora é nós e eles. E essa é a realidade. Frequentemente ouço que a Rússia é Mordor, mas nós, dizem eles, somos a Europa esclarecida. Mas o que são vocês agora? Não quero descrever o que está a acontecer aqui agora. Está perfeitamente claro nos noticiários. Só posso dizer que fogueiras de livros queimados e tambores surgem nas praças como fantasmas. A televisão e a propaganda fazem a sua tarefa.

Não falarei acerca da Ucrânia. Tudo está claro aqui. Mas posso falar-lhe acerca de países onde tenho jornalistas amigos. Na República Checa há um ataque absoluto aos comunistas, sanções criminosas são aplicadas por simpatizar ou dizer que a Rússia não é o agressor. O meu amigo Jaromir já não pode dizer a verdade e agora está em perigo.

Na Itália, muitos dos meus amigos – russos e italianos – são ameaçados simplesmente por cobrirem as notícias de modo diferente e não apoiarem a guerra no Donbass começada em 2014. Universidades italianas estão a proibir o ensino de clássicos russos: Dostoievski, Tolstoi, Turgenev, simplesmente porque são autores russos. E isto na minha querida Itália, a mesma Itália em que a Rússia ajudou a ultrapassar a epidemia do coronavirus. E nos Estados Unidos criaram um homólogo do Mirotvorets, o qual inclui aqueles na Itália que apoiam Putin.

O Ocidente está a reverter para a Idade Média, com as suas fogueiras da Inquisição e perseguição de indesejáveis. Pode alguém imaginar a Rússia a proibir o estudo das obras de Goethe, Hemingway ou Dante? Eu não posso. Lamento que tenha acontecido assim. O mundo esclarecido não gostava de judeus, a seguir de negros e agora é a vez dos russos.

O mundo não será o que era. Há nós e há eles. E não se pode simplesmente sentar e nada fazer.

09/Março/2022

[NR] Mirotvorets: Sítio web criado por um agente da polícia política ucraniana (SBU) que se dedica a publicar listas de nomes, endereços e telefones de anti-fascistas.

Da mesma autora:
  • Penso que a raiva e a agressividade não salvarão o nosso mundo
  • Para mim, Mirotvorets é apenas um sítio web gerido por criminosos que incitam ao ódio entre as pessoas
  • [*] Jovem ucraniana autora de dois romances.

    O original encontra-se em www.donbass-insider.com/2022/03/09/faina-savenkova-no-change-on-the-western-front/

    Este artigo encontra-se em resistir.info

    13/Mar/22