Novo muro na fronteira EUA-México
US$ mil milhões para barrar os pobres

por Agência Púlsar

Este ainda é demasiado baixo para eles. Querem-no mais alto e mais mortífero. A Patrulha Fronteiriça de Tucson anunciou que o governo norte-americano tenciona construir uma muralha de 4,5 metros seguida de outra de 3,3 metros na fronteira com o México

Este projecto estender-se-á ao longo de 606 quilómetros da fronteira entre o estado de Sonora e o do Arizona, prevendo além disso a instalação de sensores de movimento, de 140 câmaras de infravermelhos e de 400 holofotes que iluminariam as barreiras durante as 24 horas do dia.

O governador daquele estado mexicano, Armando López Nogales, considerou que "reforçar ou militarizar a fronteira não é a medida mais adequada para travar o tráfico de pessoas sem documentos para o país vizinho do norte" e, acrescentou, "não é um indício de que os Estados Unidos queiram resolver o fenómeno da imigração ilegal".

A eventual construção da muralha, cujo custo está avaliado em mil milhões de dólares, desencadeou protestos por parte de organizações não governamentais e defensores dos direitos humanos, que anunciaram uma série de acções de contestação desta medida.

O original encontra-se em: http://www.rebelion.org/internacional/030613muro.htm

Este artigo encontra-se em http://resistir.info .

12/Jul/03