Trump e Netanyahu estão a avançar em direção a uma Terceira Guerra Mundial

General Mohsen Rezaei [*]
entrevistado por Al Jazeera

O General Rezaei e os seus inimigos.
  • O Irão está pronto para uma guerra decisiva
  • Os países do Golfo são alvos legítimos
  • Iémen, Bab al-Mandab e o espectro de uma terceira guerra mundial
  • O memorando de entendimento de Islamabad
  • Qual será a resposta do Irão ao bloqueio económico e financeiro?
  • As condições do Irão para pôr fim à guerra
  • O dossiê nuclear do Irão
  • Rumo a uma ofensiva terrestre americana e a uma nova guerra entre o Irão e Israel?

Jornalista: A paz esteja convosco, caros telespectadores, para uma nova edição a partir da capital iraniana, Teerão, para analisar os últimos desenvolvimentos e a natureza atual da tensão entre Teerão e os Estados Unidos da América. Nesta entrevista, recebemos o Secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, o Major-General Mohsen Rezaei. General, bem-vindo à Al Jazeera.

Rezaei: Obrigado, seja bem-vindo.

O Irão está pronto para uma guerra decisiva

Jornalista: General, comecemos pelas últimas notícias: as ameaças proferidas pelo presidente norte-americano Donald Trump, nas quais ele afirmou estar prestes a tomar uma decisão contra o Irão, talvez uma decisão de guerra. Qual é o seu comentário sobre esta ameaça e qual seria a resposta do Irão a qualquer ação militar?

Rezaei: Em nome de Deus, o Todo-Clemente, o Todo-Misericordioso. O Sr. Trump iniciou esta guerra estúpida contra o Irão e pensou que acabaria com o país em poucos dias, tal como fez com a Venezuela; não sabia que se deparava com um povo muito antigo, um país muito vasto, um povo de fé extremamente forte e, acima de tudo, um povo revolucionário. Subestimou grandemente o Irão e os seus cálculos estavam errados.

Hoje em dia, ninguém considera a guerra dos Estados Unidos contra o Irão uma guerra racional ou lógica; todos a descrevem como uma guerra estúpida, e eu gostaria de acrescentar a isso também a palavra «ignorante». As medidas americanas, quer a nível militar, económico ou político, não se basearam em nenhuma avaliação precisa nem em cálculos rigorosos, e foram levadas a cabo inteiramente por instigação de Israel e da própria figura de Netanyahu. Netanyahu arrastou Trump para um pântano e agora ele próprio está encurralado; e é por isso que surgiram desacordos entre os dois.

E Trump, tal como iniciou uma guerra estúpida, também não vai conseguir sair dela agora, devido a essa mesma estupidez. Era, e continua a ser, do interesse dos Estados Unidos aceitar as condições do Irão e sair da guerra, porque quanto mais tempo os Estados Unidos persistirem e se debaterem, pior se torna a sua situação. Por exemplo, apresentou recentemente um plano económico intitulado «expulsão económica» contra o Irão, e o secretário do Tesouro americano e os seus adjuntos deslocaram-se a Omã, aos Emirados, ao Catar, à Turquia e a vários outros países, pedindo-lhes que cortassem as suas relações financeiras com o Irão e que deixassem de permitir que aviões iranianos aterrassem nos seus aeroportos. O que é que isto indica? Indica que Trump caiu num estado de impotência:   ele, que começou com bombardeamentos, não tendo obtido qualquer resultado, passou a impor um bloqueio naval, também sem resultados, e está agora a virar-se para a imposição de um bloqueio económico por via terrestre.

Estas medidas que Trump está a tomar demonstram perfeitamente a sua impotência e desorganização. Se fosse poderoso, deveria ter acabado com o Irão no primeiro dia, ou durante a guerra dos quarenta dias, ou quando impôs o bloqueio naval; deveria ter acabado com o Irão. É por isso que as últimas ameaças de Trump estão, também elas, condenadas ao fracasso, e nós vamos derrotá-lo.

Jornalista: Qual seria a sua reação se o presidente norte-americano Donald Trump levasse realmente a cabo as suas ameaças e empreendesse uma ação militar: ele afirma que seria uma ação militar, talvez em grande escala, que poderia até chegar ao ponto de abalar o regime no Irão?

Rezaei:Como vê, preparámo-nos totalmente para travar uma guerra decisiva, e as fraquezas do exército norte-americano são-nos agora inteiramente conhecidas. Quanto ao bombardeamento aéreo que pretendem levar a cabo, desta vez estamos muito mais preparados do que antes; o nosso nível de preparação hoje é superior ao que era durante a guerra dos quarenta dias. Testámos recentemente um míssil antinavio, ou seja, disparámos um míssil que explodiu perto de um porta-aviões naquela zona e se fragmentou em 80 ogivas explosivas, sendo que o nosso objetivo era que várias dessas pequenas bombas atingissem inevitavelmente o porta-aviões. Testámos isto, realizámos o ensaio e o ensaio foi um êxito. Consequentemente, se a guerra recomeçar, os navios americanos, a menos que abandonem o Oceano Índico, serão atacados em qualquer ponto onde se encontrem. Chegámos a estes meios e aumentámos a velocidade dos nossos mísseis supersónicos individuais, elevando-a de Mach 6 [7 400 km/h] para Mach 10 [12 350 km/h], e desenvolvemos sistemas de guerra eletrónica, bem como as nossas defesas aéreas, e dispomos ainda de outras medidas que empregaremos no momento oportuno. É por isso que estamos totalmente preparados e, se os Estados Unidos iniciarem a guerra, enfrentaremos os Estados Unidos com maior força, com golpes mais numerosos e mais dolorosos.

Os países do Golfo são alvos legítimos

Jornalista: Entre os receios expressos, particularmente pelos países vizinhos do Irão, durante uma guerra entre os Estados Unidos e o Irão, está a possibilidade de um ataque contra esses países:   um ataque ao Kuwait, ou ao Qatar, ou aos Emirados, ou ao Bahrein, ou ao Sultanato de Omã, ou ao Reino da Arábia Saudita, ou à Jordânia. Esta estratégia iraniana de ter como alvo os países da região continua em vigor, como afirmam esses países, ou houve uma mudança na sua estratégia militar?

Rezaei: Ouça, o que devemos fazer para nos defendermos? Será que podem existir locais de onde os aviões decolam para vir bombardear as nossas cidades e nós não atacamos essas bases? Nem do ponto de vista islâmico, nem do ponto de vista racional, nem de qualquer outro ponto de vista, podemos dizer que essas bases não devam ser alvo de ataques. Sim, há uma solução:   que os países árabes proíbam totalmente os Estados Unidos e lhes digam: não têm o direito de decolar dos nossos países para bombardear o Irão. Quando um país árabe, um país irmão, um país muçulmano, permite que os Estados Unidos decolem das suas bases para virem bombardear as cidades do Irão, o povo do Irão, o líder do Irão, as escolas do Irão, as escolas secundárias do Irão e os recintos desportivos do Irão, e os nossos cidadãos são martirizados, e os muçulmanos iranianos são martirizados, por meio de aviões que deparam de países árabes — não deveria essa base ser alvo de ataque? Claro que sim.

Nunca atacámos cidades árabes, nem centros pertencentes aos próprios países árabes, até agora:   todos os ataques que levámos a cabo tiveram como alvo as bases de onde decolam os aviões que vêm bombardear-nos. Não, estamos empenhados em defender-nos; desta vez, se a guerra começar, atacaremos com maior força todas as bases aéreas americanas de onde esses aviões decolam. Sim, atacá-las-emos com mais força, e só há uma solução:   que os nossos países amigos na região proíbam esses aviões e ponham fim às suas missões.

Jornalista: Não tem receio do efeito que esta guerra, após os ataques a estes países, terá nas relações entre o Irão e os países da região? E existe uma visão iraniana para o período pós-guerra, no que diz respeito ao futuro das relações com os países da região?

Rezaei: A nossa estratégia de cooperação com países amigos e vizinhos é absolutamente clara. No âmbito deste mesmo acordo entre o Irão e Omã, dirigimos um convite ao Iraque e a outros cinco países — ou seja, oito países, juntamente connosco e com Omã — e estava previsto que, quando o Sr. Araghchi fosse com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã assinar o acordo que estabelece uma nova rota através do Estreito de Ormuz, convidássemos também os outros países ribeirinhos do Golfo Pérsico a participar nesta cerimónia; mas eles não compareceram. No dia seguinte, esses países deslocaram-se à Alemanha e realizaram uma reunião com os israelenses e o Comando Central dos Estados Unidos, o CENTCOM. O que significa isto? Dizemos que queremos ser amigos, mas os países árabes vão para a Alemanha e realizam uma reunião com o CENTCOM e os israelenses. Este é precisamente um erro que está a ser cometido pela terceira vez. A primeira vez que este erro ocorreu foi no momento em que fizemos a Revolução [em 1979], quando o nobre Alcorão foi ouvido pela primeira vez na rádio iraniana, quando a República Islâmica foi estabelecida em substituição do regime monárquico e quando o Xá, que estava do lado de Israel contra os árabes, foi derrubado. E, em vez de os países árabes darem as boas-vindas à República Islâmica, foram apoiar Saddam Hussein com mil milhões de dólares, e ele atacou o Irão. Bem, a guerra durou oito anos. O que fizemos nós? Após oito anos, após oito anos, o Sr. Hashemi Rafsanjani foi ao Paquistão e renovou, com o rei Abdullah [da Arábia Saudita], o acordo de amizade, e as relações mantiveram-se boas durante um longo período depois disso. Depois, ocorreu um incidente na embaixada saudita [invadida no Irão em 2016, na sequência da execução do xeque Nimr al-Nimr], e esse incidente foi totalmente suspeito; de repente, a Arábia Saudita rompeu as suas relações connosco; e, mais uma vez, o nosso irmão, o Sr. Shamkhani, que era então secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, celebrou um acordo estratégico com a Arábia Saudita, na China [em 2023].

Continuamos, até hoje, empenhados no nosso acordo estratégico. Sempre procurámos a amizade. É por isso que recomendamos aos países árabes… porque os Estados Unidos e Trump irão partir — todo o mundo sabe que a economia americana está, de facto, numa trajetória de colapso; nos próximos dez anos, os Estados Unidos já não serão o que são hoje. Mas nós, e os países árabes, permaneceremos. Somos nós que devemos colocar a região no caminho certo; devemos garantir a segurança no Golfo Pérsico, devemos estabelecer uma carta de cooperação económica e sermos amigos uns dos outros na região. Somos uma família, a família do Golfo Pérsico; somos oito países e devemos preocupar-nos com a reconstrução e o desenvolvimento económico, cooperar e partilhar os nossos investimentos entre nós, e até ter uma moeda única e um mercado comum unificado.

Estas ações por parte dos países árabes são claramente fruto da influência israelense e americana. Estou otimista quanto ao futuro. Porquê? Porque são os povos que determinam como deve ser a relação entre o Irão e os países da região. Será que os povos presentes na Arábia Saudita, no Kuwait, no Bahrein e em Omã se tornaram agora hostis ao Irão, ou estão contentes por ver o Irão a confrontar os Estados Unidos e Israel? E todos os jovens muçulmanos nos países árabes estão ao lado do Irão no confronto com Israel. Israel atacou o Líbano, atacou o sul do Líbano e o sul da Síria, levou Gaza a este estado deplorável e atacou a Cisjordânia. E, há alguns anos, atacou o Catar! O Catar, um Estado oficial, membro das Nações Unidas e um dos países mais conhecidos e importantes da região. Israel atacou o Qatar. A minha pergunta aos responsáveis árabes é a seguinte:   se o Irão não tivesse resistido e eles tivessem conseguido forçar o Irão a capitular, não teria Israel atacado hoje a Arábia Saudita? Não teria Israel avançado hoje até Damasco? Não teria Israel atacado o Iraque? Oferecemos mártires aqui e defendemos os países árabes. Se não tivéssemos humilhado os Estados Unidos e Israel aqui no Irão, e se eles se tivessem sentido vitoriosos no Irão, não teria havido ninguém na região capaz de lhes fazer frente; Israel teria atacado todos os países árabes e os Estados Unidos teriam apoiado essa ação. Resistimos; sim, defendemos o nosso país, mas a nossa defesa também beneficiou os países árabes. E nós, esperamos, antes de mais, que os países árabes adotem posições mais firmes em relação a estes crimes que a América cometeu contra o Irão e em relação a esta agressão que Israel está atualmente a perpetrar contra o Líbano, Gaza e a Síria. Sim, exigimos veementemente aos Estados Unidos que pressionem Israel a retirar-se do sul do Líbano, a retirar-se do sul da Síria e a parar de atacar Gaza e a Cisjordânia, e consideramos isto um motivo de orgulho para nós; e mesmo nas negociações que conduzimos com os Estados Unidos, afirmámos que a guerra tinha de ser travada em todas estas frentes.

Iémen, Bab al-Mandab e o espectro de uma terceira guerra mundial

Jornalista: Mas, General, ainda existe uma espécie de receio árabe, agora, por exemplo, com o que está a acontecer no Iémen: há uma acusação dirigida contra o Irão, segundo a qual o Irão seria um intruso no que está atualmente a acontecer no Iémen, através do seu apoio ao AnsarAllah, os houthis, e pelo facto de lhes prestar apoio total. Isto causa preocupação nos países árabes. Como é que o senhor analisa isto e como é que o interpreta? Que garantias pode o Irão oferecer a estes países para que estes escapem a este estado de preocupação e receio relativamente às políticas iranianas na região?

Rezaei: Queremos verdadeiramente pôr fim à guerra entre a Arábia Saudita e o Iémen, e queremos pôr fim à guerra entre o Afeganistão e o Paquistão, e também declarámos que, enquanto país amigo e irmão, estamos prontos para ajudar a pôr fim a estas guerras. Mas note-se que o Iémen está sitiado há dez anos, trata-se de um bloqueio económico, e, em última análise, a questão deveria ter sido resolvida e selada através de negociações entre as partes. E, até ao momento, não se exclui que os iemenitas não estejam dispostos a sentar-se à mesa com a Arábia Saudita para resolver a questão entre si; mas nós não intervimos. Que sejam eles próprios a sentar-se à mesa, seja em Sanaa ou em Riade, que se sentem juntos, que conversem e cheguem a um acordo entre si; e, se também nos pedirem ajuda, estamos inteiramente dispostos a ajudar a alcançar a paz entre o Iémen e a Arábia Saudita.

A condição é que ambas as partes se sentem juntas e conversem; e, até ao momento, foi-nos dito que a Arábia Saudita não está disposta a sentar-se e a dialogar com os iemenitas. Ora, quando a Arábia Saudita não está disposta a sentar-se e a dialogar com os iemenitas e os mantém sob bloqueio, ocorrem incidentes:   o que é que isso tem a ver com a interferência iraniana? A própria Arábia Saudita não está em contacto com certos grupos no Iémen? Não lhes fornece armas? Isso não é considerado interferência? Será que a nossa cooperação com o Ansar Allah constitui interferência, enquanto o que a Arábia Saudita faz não é considerado interferência? Queremos pôr fim a esta questão, mas é a Arábia Saudita que não quer que ela termine. Existe agora no Iémen um governo estável, que demonstrou a sua capacidade e competência na gestão do país. Na verdade, Sayed Abdul-Malek Badr al-Din é um homem culto e um líder, e demonstrou que é capaz de garantir a segurança, demonstrou que consegue formar um governo, demonstrou que consegue formar um conselho. Formou-se um governo revolucionário no Iémen. Que a Arábia Saudita se volte para ele, que os dois Estados sejam amigos e irmãos, que trabalhem em conjunto, e tudo o que pudermos fazer, estamos ao seu dispor.

Jornalista: Mas, General, há quem diga que a abertura do dossiê iemenita — e o facto de se reabrir o dossiê iemenita e o conflito no Iémen precisamente neste momento — visa ter um impacto no estreito de Bab al-Mandab, a par do estreito de Ormuz, a fim de influenciar o mercado energético global, e que isto faria, portanto, parte da política iraniana e da estratégia militar do Irão. Como interpreta isto? Será que isto reflete verdadeiramente a realidade do Irão, de que iria ao ponto de instrumentalizar Bab al-Mandab, sabendo que muitos responsáveis ameaçaram que outros estreitos seriam incluídos, para influenciar o mercado energético global?

Rezaei: Ouça, os Estados Unidos têm de pôr fim à guerra agora. Se os muçulmanos que rodeiam o Estreito de Gibraltar o fecharem amanhã, dirão que foi o Irão que o fechou? Ou se amanhã acontecer algo no Canal do Suez, devido ao prolongamento da guerra? Por que razão a guerra está a prolongar-se? Esta questão não diz respeito apenas a esta região. Veja agora a questão da Ucrânia:   um drone partiu do lado russo em direção à Lituânia e, a seguir, a NATO afirmou que a Rússia a havia ameaçado. O Sr. Trump e Netanyahu estão a acender o rastilho da Terceira Guerra Mundial ao prolongarem as guerras e através das loucuras que estão a cometer. Agora, a questão da Ucrânia e da Rússia agravou-se, as relações entre a Europa e a América deterioraram-se e os próprios países da região vivem neste momento num estado de tensão. E diz-se que, quando os participantes deixaram a reunião da NATO realizada na Turquia, todos afirmaram que nada senão a guerra fora discutido naquela reunião:   ou seja, o clima global está, de facto, a caminhar para um estado de insegurança internacional e para uma guerra mundial. Quem está a fazer isto? São o Sr. Trump e Netanyahu que estão a acender o rastilho. E agora, as forças iemenitas dirigiram-se a Bab al-Mandab, assumiram o controlo da zona e posicionaram-se lá; por isso, dizem que isto foi feito por instigação do Irão. E amanhã, se o mesmo acontecer em Gibraltar, dirão novamente que foi por instigação do Irão. Que instigação é que nós fizemos? São eles próprios que estão a empurrar os povos para a revolta e a revolução contra eles e, na minha opinião, são o Sr. Trump e esta entidade israelense malévola que estão por trás de todos estes assuntos.

O memorando de entendimento de Islamabad

Jornalista: Doutor, há também uma questão fundamental neste momento: o senhor falou em pôr fim à guerra. Qual é a visão do Irão para pôr fim à guerra com os Estados Unidos da América? Trata-se de um regresso ao memorando de entendimento ou de encetar outras negociações? E, no caso de se encetarem outras negociações, quais seriam as condições do Irão para essas negociações?

O drone submarino dos EUA capturado pelo Irão.

Rezaei: Veja bem, quando os americanos se retiraram do memorando de entendimento de Islamabad, de certa forma isto se tornou para nós uma prova irrefutável. Cabe-nos então introduzir a nossa política, a nossa estratégia e a nossa forma de travar a guerra com os Estados Unidos em novos padrões. É por isso que fizemos alterações na guerra, bem como nas negociações. E o mesmo se aplica à questão do bloqueio económico. Há já mais de um mês e alguns dias que começámos a implementar estas mudanças. Como viram, quanto ao Estreito de Ormuz, apreendemos pela primeira vez um submarino [não tripulado] americano, e este submarino que apreendemos é agora um dos submarinos americanos mais sofisticados, capaz de descer a uma profundidade de 6 000 metros nos oceanos e dotado de tecnologia extremamente complexa; já começámos a fazer a engenharia inversa do mesmo e estamos a extrair na íntegra a engenharia de materiais, os sistemas eletrónicos e todos estes aspetos, tirando partido disso. E estávamos a perseguir outro submarino perto da costa de Omã com o objetivo de o apresar; este estava a fugir e, por isso, fomos obrigados a atacá-lo. E testámos o nosso míssil no porta-aviões americano. Por outro lado, delimitámos uma zona mais ampla no Golfo Pérsico para as embarcações infratoras. E na frente das negociações também se passa o mesmo; e no que diz respeito às negociações, afirmámos que essa pessoa não respeita a sua assinatura. Ou seja, o Sr. Trump veio e assinou, enquanto o Sr. Macron, Presidente da França, estava ao seu lado, e o Sr. Rubio, o secretário de Estado, também estava presente, e ele assinou, e o nosso Presidente da República também assinou. Depois, passadas duas ou três semanas, voltou atrás na sua assinatura e retirou-se do acordo que havia assinado. Foi por isso que tivemos de alterar a nossa abordagem às negociações, e foi por isso que agora afirmamos que os Estados Unidos têm de cumprir primeiro as nossas condições, e só depois é que se seguirão as negociações, nada mais. E, na realidade, não teremos outra exigência para os americanos senão o cumprimento das nossas condições. Foi por isso que também alterámos a nossa estratégia no que diz respeito às negociações.

Jornalista: Doutor, se me permite, antes de passarmos às condições, apenas sobre um ponto:   a parte americana afirma que foi o Irão que violou o memorando de entendimento ao atacar um dos navios no Estreito de Ormuz e que, por conseguinte, é o Irão o responsável pelo fracasso do memorando de entendimento. Qual é o seu comentário a este respeito?

Rezaei: Estão a mentir. O Sr. Trump tornou-se conhecido em todo o mundo pela sua desonestidade; tudo o que ele publica no Twitter é uma mentira. Foram eles que atacaram Bandar Abbas primeiro: atacaram o aeroporto de Bandar Abbas com um drone e, posteriormente, nós, por nosso lado, atacámos o navio que navegava numa rota diferente da acordada. E agora, suponha que um desentendimento como este tivesse surgido durante as reuniões que o Dr. Qalibaf manteve com J.D. Vance, o vice-presidente do Sr. Trump; formaram uma comissão para resolver disputas, e estava previsto que se recorresse ao emir do Catar e ao primeiro-ministro do Paquistão caso surgisse um conflito. Mas Trump, antes de recorrer ao emir do Estado do Catar ou ao primeiro-ministro do Paquistão e afirmar que o Irão tinha feito tal coisa, retirou-se do memorando de entendimento.

Qual será a resposta do Irão ao bloqueio económico e financeiro?

Iniciaram recentemente este bloqueio económico e, no âmbito desse bloqueio, enviaram equipas a diferentes países para impor um bloqueio financeiro ao Irão. E digo agora a todos os países árabes e a todos os países vizinhos:   se os americanos quiserem entravar as nossas relações comerciais e financeiras, faremos duas coisas. A primeira: atacaremos certamente as empresas americanas, tais como as empresas americanas de perfuração presentes em grande número à nossa volta, ou as empresas comerciais americanas, ou as empresas americanas de negócios — vamos visá-las. E afirmamos: um ataque à economia americana em troca do ataque americano à economia iraniana, ataque por ataque. E, por outro lado, também dizemos aos países vizinhos:   não cooperem com a América, pois responderemos na mesma moeda; ou seja, se um país vizinho cooperar com os americanos no bloqueio económico contra o Irão, por exemplo, em questões e assuntos financeiros que nos dizem respeito, então puniremos os seus navios no Estreito de Ormuz e imporemos restrições à circulação do seu tráfego e a algumas das suas atividades, ou responderemos na mesma moeda no que diz respeito à cooperação económica.

É por isso que a nossa recomendação é que os nossos amigos saibam que as relações de fraternidade e amizade são o fator dissuasor mais importante, e não os mísseis americanos, nem as bases americanas. Terão os mísseis e as bases americanas sido um fator dissuasor para os países da região? Ter-lhes-ão trazido segurança, ou ter-se-ão tornado uma ameaça para eles? E se os países árabes tivessem preservado a sua amizade e fraternidade connosco, não teriam sofrido todas estas perdas; A América está a saquear o seu dinheiro e desestabilizou a segurança dos seus países e, apesar disso, os nossos amigos na região continuam a dizer: vamos reunir-nos com os americanos na Alemanha. O custo seria muito baixo se se estabelecessem relações de fraternidade e amizade entre os países da região, pois a fraternidade não custa nada a ninguém; pelo contrário, traz benefícios muito grandes. Por que razão deveríamos recorrer a uma potência em declínio? Os Estados Unidos já não estarão na região daqui a dez anos; por que razão deveríamos fazer estas coisas com um país que está a caminho da retirada?

O conselheiro sénior do Líder do Irão e antigo presidente interino, Muhammad Mokhber, declarou a 25 de setembro:

«Ou os voos na região são permitidos a todos, ou a ninguém. Se o Irão não puder operar voos nem receber serviços aeroportuários, nenhum país da região terá essa possibilidade».

Condições do Irão para pôr fim à guerra

Jornalista: General, voltemos à discussão sobre as negociações com os Estados Unidos da América. Falámos sobre as condições; o senhor referiu-se às condições do Irão para as negociações com os Estados Unidos da América. Quais são essas condições que o senhor está agora a estabelecer para um regresso à mesa de negociações com os Estados Unidos da América?

Rezaei: O respeitável governo do Qatar, bem como o respeitável governo do Paquistão, estão atualmente a realizar consultas contínuas connosco, e há contactos e reuniões em curso. Informámo-los das nossas condições, e os próprios americanos também conhecem as nossas condições; mas comunicámo-las a eles, e estamos à espera que os americanos aceitem as condições e se comprometam a cumpri-las, ou seja, a executá-las.

Jornalista: Quais são essas condições?

Rezaei: Anunciámos aos Estados Unidos que uma das nossas condições é a libertação dos nossos ativos congelados; e, em segundo lugar, que declarem o fim da guerra em todas as frentes, desde o Líbano até todas as outras frentes, e que ponham fim à guerra. Da mesma forma, que não intervenham nos assuntos internos do Irão, que não cooperem com os opositores da nossa revolução e que cessem qualquer tipo de agressão contra o território iraniano, mesmo por meio de drones; que não continuem as suas agressões e que levantem o bloqueio naval.

Estas são as condições que temos reiterado muitas vezes e que lhes foram comunicadas oficialmente através dos dois Estados, o Catar e o Paquistão.

O dossiê nuclear do Irão

Jornalista: General, surge agora um novo elemento relativamente ao Irão, que é a questão de levar o dossiê do Irão ao Conselho de Segurança — o dossiê nuclear —, bem como uma ameaça norte-americana de atacar a Pickaxe Mountain [um complexo nuclear subterrâneo que, segundo relatos, alberga urânio altamente enriquecido]. Em primeiro lugar, qual é o seu comentário sobre a apresentação do dossiê do Irão ao Conselho de Segurança, e qual seria a reação iraniana caso a Pickaxe Mountain fosse alvo de um ataque, bem como da adoção de resoluções no Conselho de Segurança? Qual é a posição do Irão em matéria nuclear nas próximas etapas? Assistiremos a uma mudança na doutrina nuclear? Assistiremos à retirada do Irão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, o TNP?

Rezaei: Como vê, as medidas que os Estados Unidos e Israel tomaram contra nós ter-nos-iam permitido retirar-nos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, de acordo com as disposições do próprio Tratado, porque fomos alvo de uma ameaça:   fomos ameaçados, mas até agora não nos retirámos do Tratado. Atacaram as nossas instalações e os nossos locais nucleares e, apesar disso, não nos retiramos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Nos últimos dez anos, as maiores operações de inspeção tiveram lugar no Irão, ou seja, os inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica visitaram o Irão mais vezes do que qualquer outro país, e o Irão respondeu sempre às perguntas que lhes foram feitas; e, apesar de toda esta cooperação, o Irão foi bombardeado, e as instalações nucleares iranianas foram bombardeadas, mas a Agência Internacional de Energia Atómica não condenou os Estados Unidos. Sofremos uma injustiça muito grave no que diz respeito ao dossiê nuclear e, apesar disso, não nos retiramos do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares; mas os americanos estão a empurrar a situação numa direção que nos está, neste momento, a levar a analisar a questão. Estamos agora a analisar se nos retiraremos ou não do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares; este dossiê está agora em debate na Assembleia Consultiva Islâmica [Majles], bem como noutros órgãos, e está a ser analisado se o Irão permanecerá no Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares ou se se retirará do mesmo.

Jornalista: Há outra questão que está a ser levantada, que é a de alterar a doutrina nuclear iraniana, avançando para a bomba nuclear. Será que isto está agora a ser considerado pelos iranianos, neste sentido, à luz das ameaças atuais, ou o Irão manterá a sua posição de não avançar para o armamento nuclear?

Rezaei: Continuamos sempre comprometidos com a fatwa do nosso Imã mártir [Khamenei, que proíbe a produção, posse ou utilização de armas nucleares], e a nossa posição não mudou até agora; mas não sabemos o que acontecerá no futuro; o futuro é incerto. Será que os americanos querem continuar esta guerra? Querem atacar novamente as nossas instalações nucleares? Ainda não tomámos uma decisão sobre isto e, até ao momento, a fatwa do Imã mártir continua em vigor.

Rumo a uma ofensiva terrestre americana e a uma nova guerra entre o Irão e Israel?

Jornalista: Como pergunta final, General: espera um fim rápido da guerra, ou esta guerra entre Teerão e os Estados Unidos da América poderá prolongar-se, juntamente com a presença de Israel nesta guerra? Espera alguma ação israelense contra Teerão?

Rezaei:Todos os esforços e todas as estratégias de Netanyahu e Trump estão atualmente centrados no sucesso nas eleições. O que não está na agenda neste momento é o povo americano. Porquê? Porque Trump quer ganhar as eleições, mesmo que o povo americano tenha de sofrer as maiores perdas. E, como se pode ver agora, o preço da gasolina quase atingiu o nível da «guerra dos 40 dias»; ou seja, se o preço da gasolina subir mais alguns cêntimos, atingirá o nível em que se encontrava durante a «guerra dos 40 dias». Por outro lado, o preço do petróleo não desceu abaixo dos 100 dólares, mantendo-se a este nível, e o povo americano já está a pagar custos exorbitantes. Para quem, para quê? Para que Trump possa ganhar as eleições. Quanto a Netanyahu, tomou como reféns o povo palestino, bem como os judeus e cristãos na terra da Palestina, e atacou o povo libanês, bem como o Monte Ali al-Taher, que já havia sido evacuado anteriormente; antes disso, aqueles túneis já haviam sido evacuados, não restava ninguém neles e todo o equipamento havia sido removido. Os israelenses fizeram explodir túneis vazios no Líbano para uma operação de propaganda e uma encenação propagandística destinada a ganhar as eleições; tiraram fotografias e gravaram vídeos e disseram: vejam como Netanyahu é um homem forte. Tudo isto é uma operação de propaganda e tudo isto está ligado às eleições.

Quanto à nossa ação, ela é baseada em princípios; lutamos pela nossa fé. Viram recentemente que pelo menos 400 000 a 500 000 pessoas, filhos do povo, marcharam num desfile em Teerão. Estes são os fedayeen do Irão. E cerca de 30 milhões de pessoas inscreveram-se nesta campanha [de preparação militar em defesa da pátria]. A capacidade defensiva do Irão assenta no povo:   o povo é o alicerce, porque o povo iraniano é um povo antigo, cuja história remonta a milhares de anos. É verdade que a República Islâmica foi fundada recentemente, mas o povo iraniano não é um povo de formação recente; o povo iraniano tem uma história que se estende por milhares de anos. Será que este povo, então, se renderá aos Estados Unidos? Nunca, jamais nos renderemos, e defender-nos-emos. É por isso que estas ações que os Estados Unidos estão a levar a cabo… Sim, podem incluir um ataque encenado ou um ataque propagandístico, mas não entram no âmbito de uma guerra genuína; e, se forem sinceros, que os seus soldados venham e entrem no Irão. Porque é que não entram com forças terrestres? São sempre as forças terrestres que têm a última palavra nas guerras. Porque é que as divisões aerotransportadas não entram? Porque é que as forças terrestres americanas não entram no Irão? Porque é que se limitam a bombardear do céu e depois vão-se embora?

Jornalista: Para completar esta pergunta: espera que esta guerra se prolongue ou que termine em breve?

Rezaei: Esta guerra está atualmente em curso e, claro, esperamos que termine rapidamente; mas os americanos caíram num grande impasse e, se pessoas razoáveis assumissem o poder nos Estados Unidos — e esta é uma probabilidade muito forte — os próximos governos não agirão como Trump; a história americana mostra que este tipo de ação é vigorosamente contestado pelos governos americanos subsequentes. É por isso que pedimos aos queridos países islâmicos que não se juntem a Trump nas suas ações. Os próximos governos americanos não serão como o governo de Trump. Cabe, no mínimo, aos países islâmicos empreender ações estratégicas para o futuro dos países da região.

Jornalista: General Mohsen Rezaei, secretário do Conselho de Segurança Nacional iraniano, obrigado por estar connosco nesta entrevista à Al Jazeera. Caros telespectadores, esta entrevista decorreu na capital iraniana, Teerão, com o secretário do Conselho de Segurança Nacional iraniano, o General Mohsen Rezaei. Assim, até nos voltarmos a encontrar, que Deus vos proteja.

20/Setembro/2026

[*] Secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, conselheiro militar do Líder Supremo e antigo Comandante-Chefe da Guarda Revolucionária Islâmica.

O original encontra-se na Al Jazeera e em resistanceaxis.substack.com/p/mohsen-rezaei-trump-and-netanyahu .

Este artigo encontra-se em resistir.info

27/Set/26