Inquérito de Novembro de 2003

Público americano cada vez mais farto
de ser ludibriado quanto aos factos do Iraque


A mentira orquestrada no estilo nazi marca o estilo deste governo americano. BERKELEY — Pelo menos um em cada três americanos acredita que George W. Bush deveria enfrentar o impedimento (impeachment) por enganar o público e o Congresso acerca de armas de destruição em massa de Saddam a fim de criar apoio para a guerra ao Iraque. Esta é a nova descoberta de um inquérito nacional conduzido pela organização Retro Poll entre 29 de Outubro e 12 de Novembro. A proporção real que apoia o impeachment foi de 40%, mas com uma margem de erro de mais ou menos 8%, 1 em cada 3 continua a ser uma estimativa conservadora da população. "Estamos a ver uma subida da maré de cólera pública a que ninguém está a prestar atenção", disse o Dr. Marc Sapir, director da Retro Poll.

Actualmente, 47% dos inquiridos sabem que o Iraque de Saddam não tinha relação com os ataques do 11 de Setembro, mais do que os 36% verificados pela Retro Poll no passado mês de Abril. A força do apoio ao impeachment mostrou-se ainda mais dramática entre aqueles que sabem que a conexão Al Qaeda-Saddam foi fabricada pelos medias e pelo governo, baseada em pouca evidência. Dos ainda poucos 32% a saberem que Saddam Hussein e a Al Qaeda nunca foram parceiros, uns colossais 73% são a favor do impeachment e 78% pensam que os EUA não deveriam ter invadido o Iraque. (54% da amostra total declara que os EUA não deveria ter invadido o Iraque, o que é consistente com resultados recentes das principais organizações de inquéritos à opinião pública).

Estas correlações sugerem que o público provavelmente virar-se-á cada vez mais contra a guerra e o grupo de Bush por mentirem pois os factos contra a propaganda são clarificados ao longo do tempo. Por outro lado, uma vez que os medias corporativos colaboraram nas estórias enganosas acerca dos materiais nucleares, químicos e biológicos no Iraque, a possibilidade de esforços renovados para enganarem o público e distorcerem realidades não pode ser descartada. Contudo, afirma Sapir, "estas correlações confirmam que a afirmação de que a maior parte das diferenças entre americanos acerca destas importantes questões são induzidas menos por valores ou ideologias diferentes e sim pela infusão diária via medias de desinformação fabricada".

Outras importantes revelações referem-se à guerra ao terrorismo e aos cuidados de saúde. O apoio à campanha anti-terror está baseado no mesmo grupo que absorveu a informação incorrecta despejada pela combinação governo-media, mas este grupo está a reduzir-se. Exemplo: apenas 15% dos inquiridos pensam que o Patriot Act está a fortalecer os seus direitos (menos do que os 34% de Abril último) enquanto 32% afirma que ele removeu direitos importantes (mais do que os 19% de Abril). 61% dos inquiridos apoiam um fundo para seguro nacional de saúde que cubra toda a gente, tal como revelações de outros inquéritos.

O conhecimento acerca dos factos questionados pela Retro Poll variaram amplamente. Elevado foram os 75% que sabiam termos um direito constitucional a um julgamento rápido e a sermos libertados a menos que sejamos acusados, e os 67% a saberem que Nixon e Clinton foram os dois presidentes que enfrentaram impeachment potencial ou real. Níveis de conhecimento muito baixo foram encontrados quanto a qual dos três países não abasteceu Saddam Hussein com materiais nucleares, químicos e biológicos para armas (17% certos) e a fraca classificação internacional dos EUA quanto aos resultados em cuidados de saúde (20-54º) (19% correcto). Apenas 26% dos que responderam sabiam que cerca de 200 cidades e 3 estados haviam aprovado resoluções exigindo a revogação de partes chave do Patriot Act que retira direitos democráticos.

A amostragem do inquérito foi de 165 pessoas em 38 estados. 51% eram mulheres e 49% homens. 61,5% tinham ascendência europeia-americana, 11,5% afro-americana, 12,2% latina, 1,3% americana nativa, 1,9% asiática-do Pacífico, 9% não quis declarar. As mais altas amostragens por estado incluíram a Califórnia (10,8%), Nova York (8,9%), Texas (7,6%), Ohio (5,7%), Illinois (5,1%), Pennsylvania e Nova Jersey (4,4%).

24/Nov/03


Press releases anteriores da Retro Poll:
  • De 17/Out/2002, press release sobre o Inquérito de Set/Out 2002 .
  • De 01/Mai/2003, press release sobre o Inquérito de Abr/2003 .

    O original encontra-se em http://www.retropoll.org/press_release_poll03.htm .

    Este artigo encontra-se em http://resistir.info .
  • 24/Nov/03