Perspetivas negras no imediato, com vislumbres no horizonte

Chronicles Of The Conflict

Reinicialização do sistema.

O que poderá acontecer ao mundo após as sanções anti-russas:

1. Um certo número de cadeias globais de abastecimento de mercadorias entrará em colapso, é possível uma grande crise logística, incluindo o colapso das atividades das companhias aéreas estrangeiras que estão proibidas de sobrevoar o território russo.

2. A crise energética irá intensificar-se naqueles Estados que, "disparando nos seus próprios pés", impuseram sanções ao fornecimento de energia russa. Além disso, o crescimento dos preços dos combustíveis fósseis irá continuar e o desenvolvimento da economia digital no mundo irá abrandar.

Índice de preços de alimentos.

3. Uma completa crise alimentar internacional decorrerá em consequência, com perspetiva de fome em Estados individuais.

4. Uma crise monetária e financeira é possível em alguns países ou comunidades de países, associada ao enfraquecimento da estabilidade de várias divisas nacionais, a uma grande inflação e à destruição do sistema legal de proteção da propriedade privada.

5. Novos conflitos militares regionais surgirão nos locais onde a situação não foi resolvida pacificamente ao longo de muitos anos ou onde os interesses significativos dos principais atores internacionais são ignorados.

6. Terroristas a tornarem-se mais ativos, acreditando que a atenção das autoridades ocidentais está hoje desviada para um confronto com a Rússia.

7. Novas epidemias vão começar, provocadas pela rejeição de uma cooperação internacional honesta na esfera sanitária e epidemiológica ou pela utilização de armas biológicas.

8. Haverá um declínio nas atividades das instituições internacionais que não foram capazes provar a sua eficácia no decurso da resolução da situação na Ucrânia, como, por exemplo, o Conselho da Europa.

9. Serão formadas novas alianças internacionais de países baseadas não nos critérios ideológicos anglo-saxónicos e sim em critérios pragmáticos.

10. Em consequência, será criada uma nova arquitetura de segurança na qual, primeiro de facto e depois de jure, serão reconhecidas as realidades existentes:

15/Maio/2022

Ver também:
  • Consequências económicas das sanções (algumas), de Jorge Figueiredo
  • The Last World War – The U.S. to move and lost, livro de Sergei Glazyev (clique com o botão direito do rato para descarregar)
  • O original encontra-se em t.me/ConflictChronicles/1765

    Este artigo encontra-se em resistir.info

    16/Mai/22