Comunicado conjunto das FARC-EP e do ELN

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) e o Exército de Libertação Nacional da Colômbia (ELN) informam o povo colombiano e latino-americano que:

Em data recente reunimos nas montanhas da Colômbia os comandos guerrilheiros de ambas as organizações, num ambiente de camaradagem, fraternidade e respeito mútuo, coincidindo plenamente em:

Caracterizar o actual regime de Uribe Vélez como inimigo da paz, belicista por convicção, gerador de miséria para amplas maiorias nacionais e cortesão da política imperialista para nossos povos e nações.

Devido a esse carácter, concordamos em que enquanto o governo ilegítimo de Álvaro Uribe Vélez persistir em suas políticas fascistas e militaristas não adiantaremos nenhum processo de aproximação política e diálogo nacional.

Não obstante, reiteramos nossa vocação de paz e de busca de saídas políticas para o conflito social e armado que sangra a nossa Colômbia e com este propósito persistiremos em:

  • Impulsionar todos os processos políticos que tendam à paz com justiça social e a busca de alternativas políticas contra o Plano Colômbia e a ALCA.

  • Ratificar a política de troca dos prisioneiros de guerra e detidos políticos em poder das partes.

  • Apoiar as lutas do povo colombiano contra as funestas privatizações, a repressão contra todos os justos protestos sociais, o corte aos direitos de pensão, ao ajuste fiscal e na defesa do património público e da soberania nacional.

    Conclamamos o povo colombiano e a opinião pública internacional a mobilizar-se e a denunciar as políticas antidemocráticas do actual governo que procura cortar as poucas liberdades civis, da cidadania, democráticas e políticas, através da aplicação do estatuto antiterrorista, a política "de segurança democrática" e o envolvimento da população civil na guerra.

    Rechaçamos o referendo convocado pelo regime para os próximos dias, por buscar um caucionamento do terrorismo de Estado, do autoritarismo militarista e da entrega da nossa soberania nacional.

    Reafirmamos que diante da actual crise social e política que padecem os colombianos, impõe-se a todas as forças democráticas, patrióticas, revolucionárias e guerrilheiras trabalhar pela construção e formação de um novo governo democrático e patriótico que encare de uma vez por todas o processo de reconstrução e unidade nacional, num quadro de defesa da nossa soberania e da dignidade das maiorias nacionais.

    Comprometidos como estamos por fazer da Colômbia uma pátria justa para todos, as FARC-EP e o ELN persistirão com renovadas forças e brio revolucionário nos caminhos traçados nos nossos 39 anos de existência, mantendo altas nossas bandeiras unitárias, patrióticas e anti-imperialistas.

    CONTRA O IMPERIALISMO PELA PÁTRIA,
    CONTRA A OLIGARQUIA PELO POVO... ATÉ A VITÓRIA FINAL.
    A COLÔMBIA PARA OS TRABALHADORES
    NEM UM PASSO ATRÁS... LIBERTAÇÃO OU MORTE”.

    Pelas FARC-EP
    Secretariado do Estado Maior Central

    Pelo ELN
    Comando Central


    Montanhas da Colômbia, Julho de 2003

    Este comunicado encontra-se em http://resistir.info .

  • 26/Ago/03