Aproximações

Troca de notas entre o PT brasileiro e o governo Bush

Comunicado de imprensa divulgado em Washington pelo sr. Richard Boucher, porta-voz da administração Bush, em 7 de Outubro, após a vitória de Lula no primeiro turno das eleições presidenciais:

"Os Estados Unidos congratulam o povo brasileiro pelo sucesso do primeiro turno das eleições estaduais e federal de ontem. Estas eleições marcaram a quarta vez, desde a redemocratização, que os brasileiros foram às urnas para eleger seus líderes, demonstrando um registro sólido de eleições justas e pacíficas.

"As relações dos Estados Unidos com o Brasil são construídas numa base de valores compartilhados e de respeito mútuo, a partir de nosso reconhecimento da independência brasileira em 1822, e continuando pela liderança brasileira na solidariedade do hemisfério, através da Organização dos Estados Americanos, após os atentados de 11 de setembro. Agora, neste novo século, que o Presidente Bush descreve como o "Século das Américas", os Estados Unidos estão prontos, dispostos e aptos para trabalhar juntamente com o Brasil em benefício de todo o hemisfério. O Brasil é um parceiro essencial no hemisfério.

"Nós esperamos trabalhar em conjunto com o Brasil, qualquer que seja o vencedor das eleições presidenciais".
- x -

Nota divulgada pelo presidente do PT, José Dirceu, em São Paulo, a 9 de Outubro:

"O Partido dos Trabalhadores tomou conhecimento da reação das autoridades norte-americanas em relação às eleições brasileiras. Considera- as muito positivas e acredita que elas prefiguram um bom entendimento entre Brasil e Estados Unidos no futuro.

"O PT e seu candidato presidencial têm reiterado durante toda a campanha eleitoral que as relações entre os dois países devem pautar-se pelo respeito recíproco e pela a busca conjunta de soluções pacíficas, democráticas e negociadas para os grandes problemas que afetam hoje o equilíbrio econômico, social e político do mundo.

"A política externa do governo Lula não será prisioneira de confrontos ideológicos, mas deverá pautar-se pela defesa do interesse nacional e pela busca da mais harmoniosa convivência possível no espaço das Américas.

"José Dirceu de Oliveira e Silva, Presidente do Partido dos Trabalhadores"


Estes documentos encontram-se em http://resistir.info
13/Out/02